Eusébio e Coluna

Eusébio e Coluna
Eles vão continuar vivos entre nós Benfiquistas

terça-feira, 2 de julho de 2013

John Mortimore Antigo treinador de Futebol do Clube


John Mortimore na Luz
“É uma honra visitar este Estádio”

























O antigo treinador do Sport Lisboa e Benfica, John Mortimore, aproveitou a passagem por Lisboa para fazer uma visita ao Estádio da Luz, matar saudades e rever velhos amigos. Em declarações proferidas à Benfica TV, elogiou a Nova Catedral.

“Absolutamente magnífico. É uma grande honra visitar um Estádio como este, especialmente sendo do Benfica”, começou por referir, acrescentando: “É um Estádio incrível. Eu pensei que antigamente tínhamos um grande Estádio, mas agora venho e têm um Estádio como este. E é maravilhoso que, quando venho a Lisboa e estou lá em cima no avião, conseguimos ver o Estádio lá de cima, e é tão lindo. É um Estádio magnífico, e é um grande marco do Benfica.”

Apesar de não ser fácil, John Mortimore faz questão de ir acompanhando o que se vai passando com o actual Benfica. “Tem sido bastante difícil acompanhar o percurso actual do Benfica. Tenho acesso à generalidade e tento acompanhar ao máximo os resultados do Clube através dos jornais em Inglaterra. Mas não o faço sempre, infelizmente. Às vezes tenho de telefonar a algum amigo que viva em Portugal para saber os resultados”, admitiu.

O eclectismo é uma bandeira do Sport Lisboa e Benfica, mas a realidade britânica é distinta do que se passa em Portugal. “O Benfica é um Clube com muitos adeptos. É um Clube multidesportivo, enquanto o Chelsea é exclusivamente um clube de Futebol. A verdade é que em Portugal os clubes estão envolvidos em bastantes modalidades. Por exemplo, chegam a ter 20 modalidades. Em Inglaterra isso já não acontece. O clube tem no máximo uma ou duas modalidades. Os clubes em Inglaterra são sobretudo de Futebol. E os outros são especializados na modalidade em que ganharam títulos”, assumiu.

As várias competições…
A Final da Liga Europa ficou marcada pela presença do Chelsea e do Benfica, dois clubes que não deixam o inglês indiferente. “Foi gratificante ver duas equipas tão importantes na minha vida a defrontarem-se. Ao mesmo tempo, foi difícil escolher quem queria que ganhasse. Estive durante dez anos no Chelsea e é um grande clube. Quanto ao Benfica, é um Clube com uma maior dimensão e tem umas infra-estruturas superiores”, analisou.

A Final da Liga dos Campeões de 2013/14 será no Estádio da Luz e o inglês gostaria de reeditar a Final da Liga Europa na prova “Milionária”. “Seria extraordinário, uma Final entre o Benfica e o Chelsea. É possível que estejamos cá para assistir. Seria uma coisa árdua, mas que esperemos que se venha a concretizar. Não tenho a certeza quais são os outros adversários, estou um bocado enferrujado. Mas esperemos que o Benfica esteja nessa Final. Era extraordinário, nomeadamente diante do seu público. Dava vitória na certa”, garantiu.

John Mortimore foi treinador do Benfica em dois períodos, nos anos 70 e nos anos 80. Anos mais tarde ainda está familiarizado com o Campeonato Nacional. “Eu sei que é sempre uma batalha que temos, tem sido assim. Há outros clubes, mas o Benfica está lá sempre. É um dos clubes de topo. Sei que há o V. Guimarães, o FC Porto, o Sporting e o Benfica, e depois há mais outros dois que se destacam, mas a competição é sempre até ao fim. E isso é bom para todos”, frisou.

John Mortimore treinou a equipa principal do Sport Lisboa e Benfica de 1976/77 a 1978/79, regressando ao comando técnico dos “encarnados” em 1985/86 e 1986/87.

Inglês conquistou cinco troféus na Luz

John Mortimore e o Benfica: “Foi um dos meus melhores períodos”


















O inglês treinou o Sport Lisboa e Benfica na década de 70 e de 80 e, esta terça-feira, aquando de uma visita ao novo Estádio da Luz, John Mortimore reencontrou Shéu, antigo pupilo que orientou, e não escondeu a emoção.


“Demos um grande abraço e fiquei muito sensibilizado por conhecer estas pessoas maravilhosas. Shéu foi um dos grandes jogadores, um dos melhores jogadores que um Clube pôde ter. Foi um grande jogador, e é uma grande pessoa”, elevou, em declarações à Benfica TV.

Apesar dos seus 78 anos, há coisas que nunca se esquecem e o trajecto feito na Luz é uma delas. “Estou a ficar velho e, por isso, as memórias estão a ficar desvanecidas. Lembro-me de uma vez, no meu início, quando fizemos cinco jogos, perdemos dois e empatámos um, todas as pessoas começaram a vaiar-nos. Nos 25 jogos seguintes, ganhámos 22, empatámos três e assim ganhámos o Campeonato e todos ficaram felizes. Mas depois tivemos outro Campeonato, onde ganhámos 21 jogos e empatámos nove. Eu não gosto de me gabar, mas foi um dos melhores períodos para um treinador”, recordou.

Nesta visita feita ao Estádio da Luz e John Mortimore partilhou a razão de tamanha alegria. “Estou muito, muito feliz. Eu venho a Portugal todos os anos, e no próximo ano venho cá duas vezes. Fazemos muitos bons amigos aqui, e isso é mais importante que tudo o resto. Tu, simplesmente fazes amigos em Portugal, e no Benfica. Isso é o que gosto mais”, reconheceu.

John Mortimore venceu dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

Sem comentários:

Enviar um comentário