Eusébio e Coluna

Eusébio e Coluna
Eles vão continuar vivos entre nós Benfiquistas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

2 em 1 Museu Cosme Damião

Efeméride de 1949 recordada

Delegação do Torino enriquece Museu Benfica Cosme Damião

Em visita ao Museu Benfica Cosme Damião, uma Delegação do Torino ofereceu, de forma simbólica, várias lembranças nas quais está incluída uma peça do avião que vitimou os 26 jogadores do clube italiano, no dia 4 de Maio de 1949.

“Estamos orgulhosos de ver que este acontecimento do Torino se mantém recordado em Lisboa. É emocionante, se pensarmos que este trágico acidente aconteceu há 65 anos. Estamos aqui para manter esta ligação com o Benfica e estamos emocionados”, começou por dizer o presidente do Museu del Grande Torino e della Leggenda Granata, Domenico Beccaria, em declarações à Benfica TV.

As várias peças ficarão expostas, a partir de esta quarta-feira, no trajecto que liga o primeiro e o segundo pisos do Museu Cosme Damião, onde já existe também, refira-se, uma alusão ao jogo desse mesmo dia, na altura uma homenagem ao capitão benfiquista, Francisco Ferreira. No regresso, o avião embateu na Torre de Superga, vitimando todo os seus ocupantes… Uma viagem fatídica. 

“Esta partida é inesquecível e imortal. Pode-se vencer, pode-se perder, pode-se fazer muitas coisas no Futebol e no Desporto, mas recordar certos acontecimentos vai para além dos resultados. O Torino veio a Lisboa honrar Francisco Ferreira e, no regresso, os seus jogadores faleceram num acidente de aviação. Apesar de o facto ser triste, estamos aqui – felizes - por este motivo desportivo e de amizade se manter vivo”, concluiu.  

De referir que, em representação do Sport Lisboa e Benfica, esteve o vice-presidente do Clube para a área do Património, Alcino António.




Equipas B e do Futebol Formação visitaram Museu Cosme Damião

As equipas B e do Futebol Formação do Sport Lisboa e Benfica tiveram a oportunidade de visitar, esta quarta-feira, o Museu Benfica Cosme Damião.

De entre a panóplia de conquistas, toda a grandiosidade do espaço não deixou ninguém, dos mais novos aos mais velhos, indiferentes. Em declarações à Benfica TV, o capitão da equipa B, Rúben Pinto, elogiou o projecto do Clube.

“Acho que é muito bom, foi uma grande iniciativa do Clube. É impressionante para nós e é importante para os jogadores que vêm de fora e que não conhecem a mística do Benfica”, apontou.

Bruno Gaspar, sub-capitão da mesma equipa, seguiu pelo mesmo diapasão: “É uma grande iniciativa do Benfica e que permite que os novos jogadores percebam a história do Clube. É bom para todos os jogadores conhecerem a história do Benfica.”

Já João Nunes, sub-capitão da equipa de Juniores, não conseguiu esconder a emoção ao ver o Museu. “Acho que é uma experiência bastante interessante e é muito emocionante podermos partilhar com pessoas como o Eusébio, o Chalana… Poder ver a emoção deles e rever momentos e os troféus ganhos é uma grande honra”, descreveu.

O jovem defesa não conseguiu enumerar o que mais gostou, pois tudo mexeu consigo. “Gostei de tudo. Esta é a história que permite estarmos onde estamos hoje e tenhamos estas condições. Foram conquistadas pelas glórias do Benfica”, reconheceu.

Recordar que o Museu Benfica Cosme Damião tem agendado a sua inauguração institucional para as 16 horas de sexta-feira e abre as portas ao público na segunda-feira, dia 29 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário