Eusébio e Coluna

Eusébio e Coluna
Eles vão continuar vivos entre nós Benfiquistas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Noticias da inauguração do Museu Cosme Damião


Museu Benfica Cosme Damião conta com mais de 900 peças

O Museu Benfica Cosme Damião é inaugurado, institucionalmente, esta sexta-feira. Trata-se de um local que promete tornar-se mítico na alma benfiquista. Aqui, não só os nomes mas também os números falam por si.

Foi a 4 de Abril de 2012 que começaram as obras de um dos projectos mais inovadores do Sport Lisboa e Benfica, o Museu Cosme Damião. Um ano e 3 meses foi quanto tempo demorou para construir o espaço onde cerca de 700 pessoas estiveram envolvidas, entre elas nove departamentos do Clube, 43 empresas, 78 instituições e 34 parceiros.

Todos juntos, trabalharam para proporcionar ao Clube um espaço de encontro entre memórias e a construção de um futuro que se espera com títulos e recordações para se irem adicionando ao Museu.

Por agora, estão expostas mais de 900 peças, desde troféus de Futebol e modalidades, objectos pessoais de jogadores, técnicos e dirigentes até às doações de outras entidades ao Clube.

Muitas histórias que, combinadas, criaram e continuam a criar a história gloriosa do Sport Lisboa e Benfica, agora à disposição de todos.

No total, cada visitante vai percorrer três pisos de recordações, numa área de exposição 4000 metros.

De início o Museu Benfica Cosme Damião abre portas apenas com a exposição permanente, mas há espaço para exposições temporárias que vão ser regularmente alteradas.

Recordar que o Museu Benfica Cosme Damião tem agendado a sua inauguração institucional para as 16 horas de sexta-feira e abre as portas ao público na segunda-feira, dia 29 de Julho.

Eusébio sobre Museu: “É das melhores coisas que já vi na vida”

Ao longo destes 109 anos de história, muitos foram os jogadores que já passaram pelo Benfica mas há um que s destaca e que merece um lugar de honra neste Museu Benfica Cosme Damião. Depois da visita, Eusébio da Silva Ferreira mostrou-se deslumbrado com a dimensão da obra.  

“Fantástico. É das melhores coisas que já vi na vida. Este Museu é fantástico, vale a pena visitar. Estou muito satisfeito”, disse em declarações à Benfica TV.

Neste Museu, muitos são os objectos alusivos ao “Pantera Negra” e que o fizeram viajar no tempo. “Dá saudades. Os anos em que vesti a camisola do Benfica foram muito importantes para mim”, concluiu.

Chalana: “O Museu Cosme Damião é uma coisa do outro Mundo”

Foram três as glórias benfiquistas que visitaram, esta quinta-feira, o Museu Benfica Cosme Damião, entre elas Chalana e José Henrique. A pisar pela primeira vez a imponente obra, os antigos futebolistas do Sport Lisboa e Benfica não conseguiram esconder a emoção.

“Isto é o Museu. É uma coisa do outro Mundo. Para as pessoas do Benfica, jogadores, treinadores e adeptos é algo maravilhoso. Já posso morrer, porque fico na história do Benfica. O Clube e todos os seus adeptos podem sentir orgulho, porque este é o maior Clube do Mundo”, disse Chalana, emocionado, em declarações à Benfica TV.

José Henrique, mais conhecido no mundo desportivo por Zé Gato, não poupou elogios a todos os envolvidos no projecto. “Tenho visto muitos museus de grandes clubes, mas nunca vi nenhum como este. É grande e tem muita história. Os sinceros parabéns para o presidente porque este projecto sempre foi a sua ambição. Está feito e ele deverá estar satisfeito”, afirmou.

Fonte
www.slbenfica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário